segunda-feira, 16 de março de 2009

Plebicito do BANESTES

Locais de Urnas:
Calçadão - TODOS OS DIAS
POLIVALENTE - 19:00 (1 Urna)
Fundação Castelo Branco (2 urnas)
Urna Itinerante - Rodando no centro da cidade (Rodoviaria)

Sindicatos:
SISPMC
SINTVEST
SINDBANCARIOS

Vote NÃO!

Quem Pode Votar?
a partir dos 16 anos,
com Identidade OU Título de Eleitor OU Carteira de Trabalho OU CNH


Porque votar Não?

  • As demissões podem ultrapassar 5 mil postos do setor terceirizado. (Que maravilha, em tempos de crise).
  • O Suporte à cidades menores.
  • As taxas do BB são maiores. Os lucros que começam a florescer.
  • O Banestes é um banco que dá suporte financeiro ao micro empresário e ao micro produtor.
.
Enfim, são apenas alguns pontos, mas nem por isso menos importantes.

Contrário à venda do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) ao Banco do Brasil (BB), o Sindicato dos Bancários com apoio de diversas Entidades Da Sociedade Civil Organizada do Espírito Santo vai realizar um plebiscito popular sobre a proposta de aquisição da instituição. Segundo informou a entidade, a consulta será realizada em todo o Estado, entre os dias 16 e 22 de março, com cerca de 500 urnas instaladas em locais públicos e em entidades.
PUBLICIDADE

"Nós somos contra a venda, pois ela iria gerar prejuízo para o Estado", afirmou o presidente do sindicato, Carlos Pereira de Araújo. Ele acredita que a aquisição do Banestes pelo BB provocaria a perda de 5 mil empregos diretos e indiretos e afetaria a concessão de crédito no Espírito Santo, o que prejudicaria o desenvolvimento regional.

Segundo o sindicato, duas consultorias estão trabalhando no Banestes para fazer o levantamento dos ativos e passivos do banco, uma contratada pelo governo do Estado e outra pelo próprio Banco do Brasil. O sindicato acredita que os resultados devem ficar prontos no início de abril.

O Banestes anunciou hoje que registrou em 2008 um lucro líquido de R$ 161,29 milhões, valor 0,40% superior ao contabilizado no ano de 2007, segundo informações do Diário Oficial. O patrimônio líquido do banco cresceu 27,46% no ano passado, alcançando R$ 567,37 milhões.

Para o sindicato dos bancários, o resultado é "mais um motivo" para o governo não vender a instituição. "A cada novo balanço apresentado pelo banco, confirma-se as expectativas futuras em relação ao seu bom desempenho. Nesse sentido, a venda do Banestes representa perda para o Espírito Santo, uma vez que o banco tende a continuar dando lucros. O valor que está sendo negociado poderá ser recuperado pelo BB em poucos anos, inclusive", apontou o diretor do sindicato, Jessé Alvarenga.

Após o período de consulta, o sindicato marcou uma audiência pública na Assembleia Legislativa para o dia 26 de março, para divulgar os resultados do plebiscito. "É um instrumento de pressão popular", afirmou o presidente do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário