quarta-feira, 17 de março de 2010

Censura! Existe ou não Existe?? eo oque fazer??


O "CQC" iniciou sua terceira temporada na TV Bandeirantes já em meio a uma polêmica: o quadro "Proteste já" foi proibido de ir ao ar na segunda-feira por conta de uma liminar obtida pela prefeitura de Barueri. A censura prévia despertou reações indignadas na internet, com mensagens de apoio dos internautas ao programa.



Já no Espirito Santo a Bola da vez foi o colunista Elio Gaspari disse que ficou sabendo pelo jornal Folha de São Paulo, na segunda-feira, dia 08/03, que sua coluna não havia sido publicada no jornal A Tribuna de domingo. Assim que confirmou a informação com o jornal O Globo, retirou os direitos de A Tribuna publicar sua coluna. Quando questionado sobre os motivos da não inserção de seu texto no jornal, Elio respondeu "os motivos me parecem óbvios". O colunista publicava às quartas-feiras e aos domingos no jornal.



E no dia 10 de Fevereiro na Cidade de Colatina o Bloco de Teatro Carnavalesco Essa Que é a Parada Unidos do Capivara Publicou a seguinte carta:




Tá Censurado! Tá Tudo Censurado!



No dia 06 de fevereiro, enquanto Colatina parava para assistir a uma das maiores festas populares – o Carnaval de Blocos 2010 –, uma atitude chocou os foliões presentes na Avenida Beira Rio.

Ao contrário do brilho dos blocos, do empenho das diretorias e comunidades, das famílias presentes, meses de ensaio e preparação para brindar os foliões colatinenses com alegria e animação, a Prefeitura de Colatina ofuscou o evento que tinha tudo para ser um sucesso.

Repetindo a ação dura e perversa dos anos de chumbo da ditadura militar e rasgando um direito constitucional da liberdade de expressão, a PMC, através do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Laudismar Deptulski (irmão do Prefeito Leonardo) desrespeitou o regimento do Carnaval e CENSUROU o Bloco Essa Que é a Parada Unidos da Capivara (EQP) ordenando o desligamento do carro de sonorização e pedindo aos seguranças e a Polícia Militar para retirarem o Bloco da avenida antes do tempo regimental de 40 minutos.

A truculência da administração provocou a revolta dos integrantes do Bloco EQP, dos patrocinadores, das comunidades do Honório Fraga, São Marcos e Novo Horizonte que tiveram todo seu trabalho e empenho jogado na lata do lixo pelos caprichos da família Deptulski. Além da revolta geral do Bloco, que se concentrou na frente do palco principal e dos jurados, cantando as músicas e criticando a censura e o boicote, a platéia em solidariedade ao EQP, cantava as músicas e vaiava a brutalidade da PMC.

O Bloco Essa Que é a Parada Unidos da Capivara (EQP) vem denunciando em suas letras o descaso com o nosso Rio Doce, a farra de contratação de cargos comissionados, o nepotismo, o aumento das tarifas no transporte coletivo e da conta de água, sem, é claro, perder o humor e a irreverência da juventude.

Infelizmente o regime democrático sofreu mais um golpe em Colatina. Agradecemos desde já o apoio e o carinho dos Blocos de Colatina, das comunidades, dos patrocinadores e de todos aqueles que acreditaram em nosso trabalho.

Por fim, o Bloco Essa Que é a Parada Unidos da Capivara (EQP) considera que não teve a mesma oportunidade de se apresentar, em razão da ação antidemocrática da administração. Pedimos que as autoridades e representantes do povo tomem as providências cabíveis.



Em defesa do bloco e em defesa da democracia.


Bloco Essa Que é a Parada Unidos da Capivara



EQP

3 comentários:

  1. Realmente é um absurdo isso acontecer, novamente em Colatina. A algum tempo atráz, não me recordo muito bem quando foi o dia exato, lá mesmo, ocorreu um outro epsódio bem claro de repudio e censura cultural, democrática e popular, pela secretária de cultura, esporte e lazer de colatina. Durante uma exibição do cineclube CININA (se não me engano), em praça pública, foi proíbido de se exibir um filme nacional, patrocinado por verbas públicas.
    Nesse caso, que fiquei sabendo atravéz do grupo opiniões cênicas, que é um grupo de difusão cultural e teatral do ES, foi realatado o descaso deste mesmo "secretário de cultura" Laudismar Deptulski que, na ocasião, recebido um aviso do seu assessor (ou funcionário da prefeitura) saiu de onde estava, que era local que costuma frequentar constantemente - um bar - para interromper a sessão do cineclube, deixando todo o público revoltado.
    A desculpa do secretário e do funcionário era que os integrantes do mesmo não enviarão um documento de liberação da praça "PÚBLICA", para a secretaria, afim de utilizar a mesma para exibição do longa.

    A exibição, logo após essa intervenção do secretário, que como voces disseram (é irmão do prefeito), foi interrompida e, o público e os cineclubistas, revoltados com a situação e o descaso do poder público que - ao invés de ajudar a fomentar a cultura do município, ajudou a derrubar ainda mais a forma de manifestação popular do mesmo - aplaudiram a atitude do secretário numa forma de protesto inteligente e "aceitaram" a forma autoritária de manifestação do secretaria de cultura de colatina.

    Essa questão foi levada para o CNC (Conselho Nacional de Cineclubes) e ao Ministério Público, para que houvesse um inquérito investigativo, afim de apurar a atidude do secretário de cultura Laudismar Deptulski. Acredito que esse processo ainda esteja sendo análisado e que, logo saia o veredito final e, a cultura colatinensse e Capixaba, seja vista com um olhar mais crítico e decisivo afim de levar mais a sério as manifestações culturais e sociais no estado.


    Felipe Capixaba - Cineclube Colorado (Cariacica)
    Diretor de Comunicação e Programação

    ResponderExcluir
  2. Para este ano de 2010, desviaram a verba FEDERAL do FENAVIOLA, que estava sendo um sucesso, a cada ano.

    ResponderExcluir
  3. Preciso falar urgente com alguém do grupo SHIVA.

    Meu e-mail é wilsoncoelho@gmail.com

    Parabenizo o movimento por se organizar contra o autoritarismo e burrice da secretaria de cultura da cidade.

    ResponderExcluir