terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, esta data foi criada para que se levantem questões sobre os diversos temas relacionadas e este recurso. Este dia é dedicado a atividades que promovam a conscientização pública, através de difusão de documentários, organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições referentes à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos, dentre outras atividades.

É importante lembrar que em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta deste bem essencial para a nossa existência.

A água é um recurso natural que é necessário para todos os tipos de vida no planeta e para diversos tipos de atividade da sociedade moderna, onde têm usos, como o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer e a navegação.

A escassez de água, principalmente água potável, é um drama em todo o planeta. Centenas de milhares de pessoas morrem por ano por falta de água tratada. A Organização Mundial da Saúde calcula que, anualmente, mais de um milhão e meio de crianças morrem por esse motivo, principalmente em regiões tropicais.

Boas Notícias:

O engenheiro holandês Martijn Nitzsche é o inventor da “pirâmide de água”, um sistema de depuração que talvez seja uma solução para o problema. A invenção garantiu a ele um prêmio de inovação oferecido pelo Banco Mundial. Segundo Nitzsche, o maior problema é que 98% de toda a água do planeta é salgada, dos mares, e dos 2% restantes, metade está acumulada nos pólos, em forma de gelo.

Todos nós prestamos atenção ao 1% de água doce que tentamos tratar. Curiosamente, a pirâmide de água se baseia na água salgada, dos oceanos, ou seja, a que temos em abundância, mais também pdoe ser utilizadas co m agua suja.

Sol

O mecanismo da pirâmide de água é bastante simples: não passa de um enorme recinto com a forma de uma pirâmide inflável e de plástico transparente. Funciona da seguinte maneira:

1. O sol atravessa o plástico e esquenta a água até cerca de 70 graus centígrados.

2. No fundo da pirâmide há um pequeno reservatório com sal e água suja. A água se evapora com o calor do sol e deposita gotas de vapor nas paredes interiores da pirâmide.

3. As gotas são água destilada, sem sal e livre de bactérias, ou seja, potável.

4. Quando as gotas alcançam certo peso, vão escorrendo pelas paredes até uma canaleta receptora e vão a um depósito subterrâneo.


Um comentário:

  1. Está aí um assunto que merece respeito e muita discussão... e que estas se convertam em ações. Bom exemplo este de recuperação da qualidade da água para consumo. Bom mesmo e termos além de tecnologia de purificação da água, consciência para poluirmos menos. Narliane

    ResponderExcluir