segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia Nacional De Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio)


O SHIVA juntamente ao Serviço de Enfrentamento á Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e ao Conselho Tutelar Central, realizou no dia 19 de Maio na Casa de Cultura, em referência ao dia nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes (18 de Maio), através do CININA promoveu a exibição do filme Anjos do Sol. O mesmo faz uma abordagem do tema exploração sexual de crianças e adolescentes na região do Nordeste.

A exibição que reuniu + 73 pessoas entre eles assistentes sociais, psicólogos, representantes dos serviços da rede de proteção, pessoas da sociedade civil organizada e a sociedade em geral.

No momento do debate a equipe do Serviço de Enfrentamento e o representante do Conselho Tutelar Central informou a todos os presentes sobre as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes e sobre a realidade de Colatina, apontando dados alarmantes da violência.

O Serviço de Enfrentamento, foi implantando em Colatina em 2002 e oferece um conjunto de procedimentos técnicos especializados para atendimento e proteção imediata às crianças e aos adolescentes que sofreram violência, bem como seus familiares, a fim de contribuir para a superação da situação de direitos violados, de acesso das famílias às Políticas Públicas e a mobilização da família, da comunidade, da sociedade e do Estado para o Enfrentamento da Violência contra crianças e adolescentes. Atualmente está acompanhando 147 crianças e adolescentes, sendo que desses 24 casos são casos novos do ano de 2009.

Segundo Lívia Madeira Brito - Assistente Social do Serviço informou que o Serviço trabalha com 5 tipos de violências: Fisica, Psicologica, Negligência, Abuso e a Exploração Sexual, sendo que a maioria das notificações são de Abuso.

Livia ressaltou que muitas vezes o abusador não é descoberto por sustentar ameaças à criança, e que em alguns casos, a criança, por sofrer a violência desde muito pequena, não consegue identificar a violência, naturalizando-a.

Já o Conselho Tutelar Central que estava representado por Rondinelli Eleoterio apontou falhas quando a justiça acaba não punindo o agressor por diversos entendimentos e por nao existir as delegacias especializadas nas cidades quando esse número no estado é de apenas uma DPCA (Delegacia de Policia da Criança e do Adolescente) que se encontra na Grande Vitória.

O Serviço de Enfrentamento a Violência ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes funciona na rua Germano Nauman Filho, nº322, Centro, tel 37217362 já o Conselho Tutelar Central atende no endereço da Rua Joaquim Ribeiro Filho, nº... e o de São Silvano no endereço: rua ............................................................................................................

DENUNCIE nos telefones:

Conselho Tutelar Central: 3721-1466

Conselho Tutelar de São Silvano: 3721-4655

Disk 100

Nenhum comentário:

Postar um comentário