quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alunos Lançam Cartilha e Documentário de Conscientização Ambiental



A preservação ambiental é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje, mais ao mesmo tempo, vemos poucas ações. Na escola Néa Monteiro Costa é diferente! Os alunos se destacam por estar a mais de um ano acompanhando e aprendendo sobre as matas nativas mais de perto do Brasil e do Nosso estado. Sob a coordenação do Professor de Biologia, Eduardo Moisés Teodoro.

Eduardo que é o Idealizador do projeto Veja a Natureza com Outros Olhos da Escola Estadual Néa Monteiro Costa, que atende alunos dos Bairros Columbia, Novo Horizonte, São Marcos, Martinelli e o Honório Fraga onde é a sede da Escola, o lançamento do documentário esta previsto para Dezembro deste ano.

Para produção desse vídeo e da cartilha, os alunos visitaram o vilarejo de Itaúnas, em Conceição da Barra, e conheceram de perto as reservas de restinga, também visitaram o mangue de Nova Almeida, e irão conhecer de perto a mata atlântica de Afonso Cláudio.



O vídeo retrata a importância da preservação da restinga, usando os exemplos da Própria Vila de Itaúnas que foi soterrada por sua dunas devido a degradação de sua restinga mata nativa da Praia. A vila de Itaúnas surgiu por volta do século XVIII em decorrência da derrubada da mata nativa, abundante na época. Algumas pequenas casas foram construídas do lado direito do Rio Itaúnas, que deu nome a vila.

A vila possuía uma pequena faixa de mata que a separava do mar. Era essa vegetação que segurava o avanço do lençol de areia que se movimenta constantemente com a ação do vento Noroeste, muito comum no norte do Espírito Santo. Com a derrubada dessa faixa de mata, entre as décadas de 1950 e 1970, a areia avançou sobre a vila, soterrando-a. Hoje restam apenas algumas ruínas que podem ainda ser observadas de tempos em tempos.






Com a exibição do vídeo e da cartilha, a intenção é mostrar o resultado do projeto e divulgá-lo o máximo possível. “Os alunos já entenderam a importância de se preservar as restingas, agora precisamos conscientizar a população. A ideia futura é distribuir cartilhas no aeroporto e nas rodoviárias”, ressalta Eduardo.




A Ong Shiva é Parceira do Projeto desde o inicio e parabeniza a garra de todos os atores que são um exemplo na cidade de Colatina.




Click aqui para ver a Matéria Anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário