segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Plebiscito Popular Pelo Limite da Terra:



No dia 05 de Setembro o SHIVA foi as ruas exercer um pouquinho mais de cidadania, como já havia planejado em reuniões anteriores, o sábado (05) seria o dia de colhimento de assinaturas para o abaixo assinado que é proposto pelo Fórum Da Reforma Agrária E Justiça No Campo. Na campanha nacional pelo limite da propriedade da terra, o abaixo assinado segue com o seguinte cabeçalho

“ Eu Apoio emenda constitucional para inserir o inciso V ao artigo 186 da constituição federal, estabelecendo que para cumprir a função Social a propriedade Rural terá Limite Maximo de 35 modulos Fiscais, como forma de garantir a democratização do acesso à terra e a soberania territorial e alimentar.”

Essa campanha é um grito forte em defesa da vida da juventude! cada vez mais vulnerável em grandes centros urbanos e no interior do país sofrendo com a criminalização juvenil e sendoassassinada por diferentes mecanismos de repressão, desde a morte física ao abandono emrelação às políticas públicas para a juventude.

A partir dos anos 1990, O campo Brasileiro cada vez mais vai sendo isolado e a juventude sempre mais expulsa para as periferias das grandes cidades brasileiras.A vulnerabilidade social nas periferias ataca diretamente a juventude, que paga o preço caro da não existência de políticas públicas que possam apontar para uma melhora de vida, no sentido da qualidade de vida. Expostos a violência, ao tráfico e a uma série de ameaças

Deste modo percebemos a necessidade de focalizarmos sempre mais o campo como espaço de vida. A pequena propriedade deverá ser valorizada, para que nossas vulnerabilidades sociais em relação à juventude sejam superadas. É preciso investir em políticas públicas para que os jovens consigam sempre mais permanecer no campo, não como sujeitos isolados, mas com acesso a mecanismos importantes como educação, saúde, lazer, entre outros.

É preciso perceber que com o limite da propriedade novas relações sociais deverão ressurgir. Pequenas comunidades, grupos de famílias morando umas próximas das outras vão resgatando um estilo de vida mais comunitário e fraterno de se viver.

Assim a cultura camponesa vai se ressignificando e a juventude camponesa ganha sentido, pois consegue ser feliz mesmo morando fora da cidade.

E por ter acesso a transportes e estradas consegue acessar os centros urbanos com facilidade. Esse é nosso sonho: que a vida da juventude,seja a vida da terra, da água e de todo planeta, para que tenhamos um futuro com vida digna para todos, onde a produção continue alcançando a mesa de todos os brasileiros e que terra não seja mercadoria, mas seja lugar de vida e não de extermínio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário