domingo, 22 de novembro de 2009

Semana da Consciêcia Negra - Ano II







A semana de Ativismo em Colatina começou quarta-feira, com a Exibição do Filme Mestre Bimba, na Praça Do Sol Poente, onde reuniu dezenas de pessoas.

Na quinta-feira foi Organizado um Sarau poético com o Tema "Negrum Poético" na Casa da Cultura (Forró da Rosinha) com declamações, Varal Livre e comidas Tipicas.

Já na sexta feira, o Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes) organiza a II Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude no dia 20 de novembro, que também é o Dia da Consciência Negra. A Marcha tem o objetivo de cobrar a imediata implementação da Lei Estadual 7.723/04, que institui as Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Espírito Santo.
A mobilização vai começou a partir das 12h30, em frente à Casa Porto (antiga Capitania dos Portos). A Marcha seguiu pela Av. Jerônimo Monteiro com um Ato Político em frente ao Palácio Anchieta, sede do Governo. O encerramento da atividade foi em frente ao Museu Capixaba do Negro, no Parque Moscoso, com apresentações culturais. Durante o Festival diversas apresentações culturais vão ocorrer simultaneamente.

Segundo Thayane Guedes, também coordenadora do Fejunes, "A Marcha foi mais um ato marcante na luta contra o extermínio da juventude negra. É pre ciso dar uma basta na situação de violência que milhares de jovens negros sofrem diariamente no Espírito Santo". A expectativa da organização é reunir jovens de diversos bairros da Grande Vitória e também do interior.

Para encerrar a Semana aconteceram na Praça de S.Silvano diversas atividades Culturais apartir da 19:00 hrs com danças,rap, e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário