segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ong Shiva Participa de Descida Ecológica do Rio Doce



Aos 26 de março de 2011 a Assembléia Legislativa promoveu a “Descida Ecológica” em um trecho do Rio Doce, como parte da programação da semana de comemoração ao Dia Internacional da Água (22 de março).

A descida contou com a presença de várias entidades que atuam na proteção e preservação do Rio Doce na cidade de Colatina: Ong SHIVA, A&J-Doce, (Água e Juventude pelo Rio Doce) APESC (Associação de Pescadores Amadores de Colatina), Equipe de Canoagem de Colatina nossa amiga e Futura Engenheira Ambiental Dandara estudante da UFES e a presença do Deputado Estadual Josias Da Vitória.

Ao longo dos 10 km da descida pode observar à degradação das margens, ausência de mata ciliar, assoreamento e o lançamento de esgoto industrial e doméstico de Colatina, sendo jogado sem qualquer tratamento no Doce.

"A participação da descida foi importante, pois podemos ver de perto e mostrar ao cidadãos colatinenses e as cidades que fazem parte da bacia do rio Doce, que hoje o rio Doce vive um completo abandono pelas autoridades locais."

Torna se necessário despertarmos a atenção das Autoridades para o grave problema presente em Colatina e de todas as outras que fazem parte da Bacia do Rio Doce, que tem sua nascente na Serra da Mantiqueira (MG) e desagua no Oceano Atlântico em Regência (ES).


A situação atual é um rio assoreado e poluído por esgotamentos sanitários e indústrias, os que prejudicam na promoção da saúde pública e perturba o equilíbrio ecológico do meio ambiente.

“Os rios sempre foram e são, um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, para produzir nossos alimentos com irrigação do solo das áreas agrícolas, também utilizamos para nossa higiene e para matar nossa sede.


O futuro do rio Doce, também, será debatido por Movimentos organizados, Ong’s e Associações, Prefeitos e Deputados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nos dias 09 e 10 de Abril, na cidade de Aimorés MG estará acontecendo o III ENCONTRO TÉCNICO do Movimento A&J ( Movimento Agua e Juventude pelo Rio Doce )

A escassez dos recursos Hídricos na Bacia Hidrografica do rio Doce será o foco principal do encontro.

ja estão confirmadas mais de 40 jovens e 1o organizações entre municípios de MG e do ES.

O evento é coordenado pelo Grupo de Ação Social JuntaAí (Aimorés)


5 comentários:

  1. Parabéns Amig@s do SHIVA! O Blog tá bonito e com conteúdo! Sucesso. Toninho

    ResponderExcluir
  2. parabéns xu's!!! adorei o passeio e mais ainda o "futura engenheira". contem sempre comigo!!!
    bjus aos amigos de colatina

    ResponderExcluir
  3. Poxa vendo um gordim em forma assim, ate eu animo a rema!!! hahahahhaha

    ResponderExcluir