quarta-feira, 6 de julho de 2011

IV Encontro de Agua e Juventude pelo rio Doce





O IV Encontro Técnico Água e Juventude aconteceu nos dias 2 e 3 de julho de 2011, no município de Colatina/ES. No Sindicato dos servidores municipais de Colatina que recebeu o encontro de braços abertos.

A coordenação do Encontro, foi realizada pelos integrantes do A&J Doce local Ong SHIVA – Serviço Humanitário de Informação Vida e Arte”.

Como parte da dinâmica de todos os encontros, apos o café da manhã, foi feita a apresentação de nossa Ong, onde narramos nossas atividades dentre o 3 anos de vida que o coletivo possui, mostrando através de varias fotos nossas ações, e como se divide a organização ARTE E CULTURA, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.

Dando Sequencia ao encontro, foi feita a presentação do A&J Doce aos presentes, onde puderam entender mais e tirar suas duvidas sobre o movimento seus objetivos e quais metas foram definidas para o primeiro ano de atuação do grupo.

Apos as apresentações iniciou se a discussão de fortalecimento de ações ambientais, dentre algumas descritas ficou o estreitamento do dialogo com as escolas locais, criação de expressões artisticas com a temática do meio ambiente, Propor uma reflexão sobre o Consumo Consciente e a cadeia do consumo a partir da Educação Ambiental.


Após o almoço algumas dinâmicas foram feitas, foi apresentado por Guilherme Nogara, imagens que vão do micro ao macro, sempre observando que fazemos parte de todo o universo que somos apenas um, e que temos que encontrar a harmonia necessária para com o mundo que vivemos, também foi apresentado alternativas de digestores, que ajudam o meio ambiente e diminuem seus gasto normais de uma moradia familiar.


A quarta parte do encontro foi a apresentação do panorama ambiental do município de colatina foi mostrado um mini. documentário que incluía, o Corrego São silvano onde vemos que cada dia que passa esta mais poluído, áreas de Preservação permanente degradadas, e poluídas, e a estação de taramento de Esgoto do Columbia, que esta sucateada nao fazendo seu papel de despolidora de águas.

Domingo:

Apos o Café da manha, o movimento se dirigiu para o IFES de Itapina onde pode aprimorar a organização do coletivo, segue alguns pontos discutidos.


· Rever Grupos de Trabalho e funções;

· Criação de um Grupo de Trabalho para Monitoramento de Violação dos Direitos Humanos no Meio Ambiente

· Elaboração de Plano de Ações

· criação do Selo A&J-Doce. O objetivo inicial é criar o selo para ser inserido nos sites dos parceiros identificando empresas engajadas com a causa.


Visita técnica:

A participação dos alunos do IFES rendeu uma boa conversa. A receptividade entusiasmou o grupo. Estavam presentes jovens de diversas cidades. Após bate papo o grupo seguiu para visita ao distrito de Itapina. Para travessia, o grupo utilizou a balsa pelas águas do rio Doce. Na sequência caminharam pelas ruas da cidade histórica observando sua arquitetura de mais de 80 anos.


5 comentários:

  1. Rogerinha Gonçalves6 de julho de 2011 às 10:11

    Parabéns Ong SHIVA pela excelente organização do Encontro. É muito bom ver que o Grupo A&J conta com o apoio de Grupos como o de vocês. Muito bom poder participar de mais uma etapa do A&J. abração.

    ResponderExcluir
  2. Agente que agradece!o Junta aí" tá de Parabéns! "acho que o Coletivo é verde mas estamos amadurecendo" ... rsrs

    Valeu Rogeria!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns SHIVA! Sensaional o encontro!!!

    Abraços,
    Priscilla

    ResponderExcluir
  4. Opa, ai, muito massa o encontro, estamos amadurecendo sim, e seguindo o curso natural do universo, fiquei muito feliz com este encontro, e a vida continua...
    abçs ONG SHIVA,
    Inteah a proxima, UAI

    ResponderExcluir
  5. Valeu galera do SHIVA,sensacional o encontro,vcs estão de parabéns pela organização.
    Silas G. Xavier
    A&J Doce Mutum/MG.

    ResponderExcluir