terça-feira, 12 de julho de 2011

Rumo ao 52ª Congresso da União Nacional dos Estudantes!




A União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo fórum de discussão estudantil, o CONUNE que em sua 52ª edição ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho. Mais de 10 mil jovens de todo o Brasil e América Latina são aguardados para, juntos com outros estudantes, definirem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos. As atividades se concentrarão na tradicional praça universitária de Goiânia, principalmente na PUC-GO e na UFG.

A abertura solene do 52º Congresso Nacional da UNE será marcada com uma homenagem aos 50 anos da “Cadeia da Legalidade”, que ocorreu em 1961 no Brasil, com grande participação do movimento estudantil, para garantir a posse do presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros e em meio ao grande turbilhão político que antecedeu a ditadura militar.

As participações de estudantes de varias faculdades de Colatina (FUNCAB, UNESC, UNOPAR, IFES) representando a ONG Shiva e seus diretórios e centros acadêmicos. Será de extrema importância para o desenvolvimento da educação nesse novo cenário que a educação se encontra.

A ong SHIVA comunga com varias bandeiras que serão levantadas nesse 52ª CONUNE

Dentre elas:

  • 10% do PIB para a educação;
  • Combate ao racismo;
  • O movimento LGBTT e combate à homofobia;
  • A UNE e a luta pelos direitos humanos;
  • Valorização dos profissionais em educação no Brasil;
  • Soberania nacional, soberania alimentar e código florestal.

O embarque acontecerá no dia 13/07 por volta das 12:00h na UFES com destino a Goiânia, o retorno acontecerá dia 17/07 domingo depois da plenária final onde será eleita a nova diretoria da UNE.

Um comentário:

  1. [David] Congresso foi ótimo, bela participação ambos os lados políticos, que a educação esteja em primeiro lugar, os Estudantes são de luta! 2013 tem mais, abraço.

    ResponderExcluir